Veja os Tipos de Suculentas – Cuidados e Dicas de Decoração

Você sabia que existem vários tipos de suculentas e que elas precisam de cuidados específicos? Sim, além do mais ela é uma das melhores opções quando falamos sobre decorações, seja em casas, apartamentos, etc.

A grande diferença das suculentas é que elas são capazes de armazenar água nos seus caules e nas folhas, justamente por isso os seus formatos tão bonitos e exuberantes. Afinal, são plantas fáceis de cuidar e que não precisa de muito tempo no dia a dia.

Sendo assim, se você quer saber sobre os principais cuidados com os tipos de suculentas e como utilizar elas para decoração continue lendo este artigo até o final.

Veja os Tipos de Suculentas - Cuidados e Dicas de Decoração

Tipos de Suculentas – Veja os Principais

1 – Suculentas Pendentes

As suculentas pendentes são aquelas plantas que ficam, literalmente, pendentes no ar e isso é totalmente normal. Em geral ela é muito utilizada para decorar ambientes que faz uma total diferença e um charme único.

Sendo assim, a sua posição tem uma justificativa, os caules não suportam o peso da planta, justamente por serem finos e assim ficam penduradas. A vantagem deste tipos de suculentas é que ela é fácil de cuidar e você gasta menos substratos para manter a planta.

Para escolher um bom local onde a planta irá ficar o recomendável é colocar onde tenha a luz do sol, por pelo menos, algumas horas do dia ou até mesmo da semana. No entanto, de um modo geral a planta consegue se adaptar bem ao ambiente.

2 – Suculenta Jade

Uma planta de origem africana que é popularmente conhecida como planta da amizade. Tão fácil de cuidar quanto os outros tipos ela não precisa de grandes cuidados pois armazena água e vai se hidratando conforme necessário.

Sendo assim, essa é uma das plantas ideais para pessoas que estão entrando no mundo da jardinagem. O ideal é regar 1x na semana dependendo do quanto sol incide sobre a planta. Ou seja, se o sol esta presente durante todo o dia a planta irá secar mais rápido.

Uma das formas de notar como regar é quando as suas folhas começam a enrugar ou se ela começar a ficar murcha. Ou seja, este é um sinal que a planta não possui mais água armazenada e você precisa regar com maior frequência.

Veja também:

Aplicativo para Descobrir Nome das Plantas

Aplicativo para Simular Corte de Cabelo

3 – Suculentas com Flores

Um outro tipos de suculentas é justamente aquelas que possuem flores e que dão um destaque no ambiente. Sendo assim, você pode decorar o seu ambiente de suculentas com flores, que além de serem fáceis de cuidar vão transformar o visual.

Veja aqui os principais tipos que possuem flores e as mais populares:

  1. Rosa do Deserto
  2. Flor da Fortuna
  3. Flor de Cera
  4. Jade
  5. Flor de Maio
  6. Babosa
  7. Faucaria Tigrina

Como Cuidar das Suculentas

Se você esta pensando em cuidar de uma suculenta ela é uma das mais recomendadas pois é fácil e ideal para quem esta começando na jardinagem. Isso porque elas armazenam água e o abuso é bem pouco, mas vamos aos principais pontos.

1 – Iluminação Solar

Uma das vantagens dos diversos tipos de suculentas é que elas se adaptam facilmente ao ambiente no qual é exposta. Mas não se engane, as plantas precisam da incidência do sol no dia a dia e indispensável.

2 – Água

Se você já reparou muito bem uma suculenta pode perceber que ela possui folhas cheias porém fofinhas. Isso se deve ao fato das suculentas armazenarem água nas suas folhas e fazendo com que fiquem mais resistentes as secas.

O seu tronco também armazena um pouco de água. Sendo assim, ela precisam ser regadas bem menos do que outros tipos de plantas. O ideal é regar 1x na semana no verão e de 2 a 3 vezes no mês no inverno.

No entanto, você ainda pode observar o solo da planta, se ele estiver úmido ela estará hidratada. Caso contrário, se ele estiver seco, você precisará regar a sua suculenta. Afinal, cada tipo de suculenta e o local onde é colocada vão mudar a quantidade de água.

3 – Substratos

Para fazer um substrato o mais ideal possível para as suas suculentas basta seguir esta fórmula: 1 parte de terra para 1 parte de areia de construção. Sendo assim, cubra com pequenas pedras para tampar e deixar mais bonita.

Tipos de Suculentas – Saiba Mais

Afinal, existem mais de 6 mil tipos de suculentas e você pode se aventurar em cada tipo, um mais diferente do que o outro. Sendo assim, a suculenta é uma excelente planta para você ter na sua casa, escritório justamente por ser muito fácil de cuidar.

Por último, recomendamos que você cuide muito bem da sua planta e coloque muito amor e carinho. Fique atento também ao solo e quando regar ela para que ela esta sempre saudável e em dias. Boa sorte 🙂