PIX – Saiba tudo sobre essa nova tecnologia

O PIX é uma das maneiras mais fáceis e simples de fazer transferência de dinheiro entre contas bancárias. Em outras palavras, você pode transferir dinheiro para uma pessoa a qualquer hora do dia em qualquer dia da semana.

A nova modalidade foi criada pelo Banco Central para abaixar o custo das transferências entre bancos diferentes, fazer com que mais pessoas tenham acesso a este tipo de transferência. A transferência ainda acontece em poucos segundos, quase que instantâneo.

Afinal, se você deseja saber tudo sobre essa nova tecnologia continue lendo este artigo até o final.

PIX - Saiba tudo sobre essa nova tecnologia

O que é o PIX

O PIX é a nova modalidade de pagamento e transferência. Com o custo totalmente gratuito para pessoas físicas, você agora pode fazer transferências em instantes sem custo algum usando o PIX. Antigamente, as transferência só podiam acontecer entre bancos diferentes de segunda a sexta das 08h as 16h.

Vamos aqui listar alguns dos principais benefícios:

Segurança

O sistema possui um nível de segurança a mais, isto porque você não precisará mais fornecer os seus dados para transferência. Ou seja, antes era necessário informar nome completo, CPF, etc. Neste novo modelo basta apenas informar o seu número de celular.

Pagamentos de contas em instantes

Com a nova modalidade você agora pode ficar as suas contas através do QR Code que vem na própria fatura. Sendo assim, não é preciso pagar o boleto e esperar a compensação, basta pagar com PIX e a conta será liquidada em instantes.

Pagamento direto do celular

Você pode ir a alguma loja e no final resolver pagar com o pix pela própria máquina de cartão da loja, basta apenas falar que irá pagar com o PIX. Ou seja, não será necessário de um cartão de débito na hora do pagamento, apenas do celular.

Observação: O PIX irá utilizar o dinheiro disponível na sua conta bancária, caso seja necessário pagar com cartão de crédito você precisará do cartão físico.

Pagamentos 24 horas

Uma outra grande vantagem é que agora você pode fazer transferências e pagamentos qualquer hora do dia ou da semana. Liberdade de tempo é a principal vantagem do novo meio de pagamento.

Limite de valor nas transferências e pagamentos

Atualmente não há um valor mínimo para fazer transferência, ou seja, você pode um PIX de R$0,01 e ver como funciona. Como regra geral não há um limite máximo de valores definido pelo Banco Central porém cada banco tem um limite pré definido.

Esse limite serve para evitar roubos, fraudes, sequestros, etc.. No entanto, caso você utilize valores superiores ao normais pode solicitar no banco um ajuste nos limites do PIX.

Veja também benefícios do governo.

Como cadastrar uma chave PIX

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o cadastro deve ser feito diretamente no seu banco. Pode também ser feito por meio do seu celular desde que ele esteja autenticado com o seu banco.

Existem algumas maneiras de você cadastrar, veja:

  • CPF/CNPJ: Você pode cadastrar o seu CPF ou CNPJ para ser uma chave;
  • Número celular: Você também pode cadastrar o seu número de celular para ser a sua chave e assim ter mais segurança, sem a outra pessoa saber os seus dados;
  • E-mail: O seu e-mail também poderá ser uma chave;
  • Chave aleatória: Como o próprio nome diz a chave será gerada de forma automática pelo banco. A maneira mais segura e completa para que a outra pessoa não tenha contato com os seus dados.

Observação: Uma confirmação é necessária com o cadastro de cada chave, ou seja, se você for cadastrar o seu celular será necessário confirmar com um código SMS. Um outro ponto muito importante é que um número de celular, email ou CPF só poderá ser cadastrado em um único banco.

Afinal, vale a pena usar o PIX?

Sim, o novo recurso além de ter pagamentos em instantes não é cobrado taxas de pessoas físicas. Ou seja, aproveite ao máximo e utilize de maneira segura e eficaz. Boa sorte 🙂