Pensão por Morte – Entenda Mais Sobre o Assunto

A pensão por morte é um dos benefícios do INSS para pessoas que são dependentes de um trabalhador que veio a falecer ou teve a morte decretada pela justiça quando ocorre desaparecimento por 6 meses ou mais.

Ainda assim, a pensão é válida para pessoas que já eram aposentadas. Afinal, se você é dependente de uma pessoa que veio a falecer você pode solicitar o benefício e começar a receber o dinheiro mensalmente.

Sendo assim, se você quer saber tudo sobre a pensão por morte assim como solicitar, acompanhar e outras informações continue lendo este artigo até o final que vamos esclarecer suas dúvidas.

Pensão por Morte - Entenda Mais Sobre o Assunto e Como Receber

Pensão por Morte – Saiba Mais

Infelizmente este não é um dos benefícios que trazem alegria, levando em conta o falecimento de alguém próximo. Todavia, o nosso objetivo é ajudar você que dependia dessa pessoa financeiramente para que não fique desamparada financeiramente.

Em resumo, a pensão por morte lhe dá o direito de receber um valor (R$) mensal que o finado recebia por aposentadoria ou até mesmo salário mensal.

Quem tem Direito ao Benefício

Para ter direito ao benefício você precisa ser dependente da pessoa que veio a óbito. Em outras palavras, você precisa depender financeiramente e comprovar isso perante ao INSS. Mas fique tranquilo(a) que vamos te ajudar.

Afinal, se você se encaixar em algumas dessas opções pode solicitar ainda hoje. Veja:

Cônjugue: Terá que comprovar a união estável ou até mesmo casamento até a data do óbito.

Filhos ou semelhantes: Menor de 21 anos de idade.

Filhos inválidos ou doentes: Necessário comprovar invalidez pela perícia do INSS e comprovando ser dependente financeiramente.

Pais: Comprovar que era dependente financeiramente do falecido.

Irmãos: Ser menor de 21 anos de idade e comprovar dependência financeira. Salvo casos onde seja inválido ou possuir deficiência (comprovação através de exames).

Veja aqui outros benefícios do governo.

Como Solicitar a Pensão por Morte INSS – Online

Caso você se encaixe em algum desses grupos acima é possível solicitar o seu benefício através do site oficial do INSS. O processo é totalmente online e rápido, sem precisar ir até uma agência local e enfrentar filas.

Veja o passo a passo a seguir.

  1. Em primeiro lugar, você deve acessar o site oficial do INSS;
  2. Entre em sua conta do INSS, caso não possua basta realizar o cadastro;
  3. Em seguida, clique no botão “Novo Pedido”;
  4. Basta digitar o nome do benefício e selecionar para prosseguir
  5. Por último, preencha todos os dados solicitados para que o processo seja concluído.
  6. Pronto, solicitação realizada.

Observação: É muito importante que você preencha todos os dados solicitados com as informações corretas. Lembre-se que o processo para ser analisado deve ser preenchido com as informações coerentes.

Sendo assim, recomendamos que, após a entrada no processo fique atento ao seu e-mail ou acompanhe no site oficial do INSS através da sua conta ou número de protocolo.

Como Solicitar a Pensão por Morte INSS – Telefone

Caso, por algum motivo, o site esteja fora do ar é possível também solicitar via telefone através do número 135.

Lembrando que você pode realizar através do site, totalmente online e gratuito.

Documentos Necessários para Solicitação

Sendo assim, quando o processo é aberto podem ser solicitados diversos documentos dependendo do caso em específico, porém de uma maneira geral é solicitado:

  • Número CPF da pessoa que veio a óbito e dos seus respectivos dependentes.

Tempo Duração do Processo

Tendo em vista que o INSS possui uma demanda para análise dos processos abertos eles dão um prazo genérico: Em média 45 dias corridos. Ou seja, o seu caso pode ser mais rápido ou mais lento e para que seja o mais rápido possível você deve enviar todos documentos o quanto antes possível.

Aplicativo Meu INSS – Onde Baixar

Você sabia que o INSS possui um aplicativo para o seu celular? Sim, e ainda assim ele é totalmente gratuito e você pode baixar ainda hoje, veja:

  1. Em primeiro lugar, acesse a sua loja de aplicativos
  2. Em seguida, procure por Meu INSS
  3. Basta fazer o download e instalar no seu celular.

O aplicativo é disponível para Android e iOS e é totalmente gratuito. Para acessar basta digitar os seus dados já cadastrados ou fazer uma novo cadastro.

Para maiores informações ou dúvidas recomendamos sempre acessar o site oficial do INSS e canais de atendimentos oficiais. Esperamos que você consiga o seu processo.