E-título – Veja como baixar e aproveitar

O e-título é a forma digital do seu título de eleitor e com ele você pode solicitar informações em segundas sem burocracias. Além do mais, ele pode ser baixado totalmente de graça no seu celular.

Sendo assim, desde 2017 já é possível ter o app e aproveitar todos os benefícios sem ter que ficar horas na fila ou até mesmo ir presencialmente nos órgãos. Ainda assim, é possível se cadastrar para ser mesário voluntário.

Afinal, se você quer saber como baixar no seu celular e aproveitar os benefícios ainda hoje, continue lendo este artigo até o final.

E-título- Veja como baixar e aproveitar 100% grátis

Quais os benefícios do E-título

O aplicativo lançado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) irá permitir que você acesse direto do seu celular o seu título eleitoral. Sendo assim, você pode ter algumas vantagens:

  1. Informações eleitorais em tempo real;
  2. Local de votação;
  3. Certidões eleitorais;
  4. Cadastrar como mesário voluntário;
  5. Serve como documento oficial com foto – Somente se estive cadastrado a biometria.

Ou seja, além de ser um documento digital que você pode ter no seu celular ainda é possível emitir certificados sem ter muitas burocracias e em tempo real.

Quem pode ter o aplicativo no celular

Para o eleitor ter acesso ao aplicativo é necessário ter realizado a coleta dos dados biométricos, ou seja, ter feito a coleta das impressões digitais na justiça eleitoral. Caso você não tenha feito a coleta das impressões o seu e-título aparecerá sem foto.

Desta maneira, infelizmente para usar o app será necessário utilizar outro documento com foto. Porém, fique tranquilo o app ainda irá te mostrar as informações importantes.

Como baixar o E-título no smartphone

Para você ter acesso a todas essas informações basta baixar o aplicativo no seu celular com esses passos simples. Veja:

  1. Acesse a sua loja de aplicativos;
  2. Em seguida, procure pelo nome E-título;
  3. Faça o download e instale no seu celular;
  4. Por último, basta abrir o app e fornecer alguns dados pessoais para ter acesso.

Observação: Fique tranquilo que os dados são 100% seguros e protegidos.

Veja aqui outros benefícios do governo.

Como saber o número do título de eleitor?

Em primeiro lugar, assim que você faz o download e acessa o aplicativo, logo no início é possível ver o seu número e outras informações como a zona eleitoral de votação e a seção.

Ainda assim, dentro do aplicativo é possível  justificar a ausência em alguma votação e alguns outros processos administrativos.

O título de eleitor é obrigatório no Brasil

Todo brasileiro maior de 18 anos (até outubro 2020) é obrigado a ter o título de eleitor.Sendo assim, o documento é obrigatório e você pode regularizar a sua situação  indo até o Tribunal Eleitoral da sua região ou algum outro órgão competente.

Vale a pena baixar o E-título?

Sim, recomendamos que você faça o download o quanto antes e tenha os benefícios na palma da sua mão. Ainda assim, você pode solicitar documentos em segundos sem precisar ficar nas filas esperando. Um outro ponto positivo é você saber onde votar em segundos.

Afinal, esperamos que tenha gostado deste artigo. Boa sorte 🙂