Carteira Digital de Trabalho 2021 – CTPS

A Carteira Digital de Trabalho ou CTPS é a carteira de trabalho em sua versão mais recente, ou seja, online.

Por muitos anos foi necessário que as empresas assinassem fisicamente a sua carteira de trabalho, no entanto, você sabia que não é mais necessário? Graças a CTPS o processo agora é todo online e você pode ter a sua gratuitamente no seu celular.

Um app que pode ser baixado ainda hoje no seu celular que contém todas as informações, ainda assim, você pode atualizar seu cadastro em segundos, se você quiser saber mais sobre a Carteira de Trabalho Digital, leia esse artigo até o final.

Carteira digital de trabalho 2021

Como funciona a Carteira de Trabalho?

Um dos documentos mais importantes da vida de um funcionário é a carteira de trabalho, porque nele consta toda a atualização profissional.

A Carteira Digital de Trabalho já está nas plataformas digitais desde 2019, com o objetivo de facilitar a vida do trabalhador e do empregador.

Com isso, está muito mais fácil o funcionário ter acesso as informações da sua carteira de trabalho e também facilitou a administração das empresas ao atualizar cadastro no quadro dos funcionários. Sendo assim, a tecnologia chegou para ajudar e facilitar a vida de todos!

De acordo com o Governo Federal, já houve mais de 300 milhões de acessos a Carteira Digital de Trabalho.

O que é a Carteira de Trabalho?

Esse documento tem objetivo de relatar todo tempo em que trabalhou em determinada empresa, e para comprovar que você estava empregado.

Na Carteira pode ser “anotado” tudo sobre seu tempo de trabalho, como:

  • Data que iniciou no serviço;
  • Férias;
  • Seu Cargo;
  • Salário;
  • e ETC.

Com a Carteira de Trabalho, você pode receber diversos auxílios que a CLT te garante por direito trabalhista, porque trabalhar como CLT é muito bom para você ter uma segurança do trabalho para te ajudar com qualquer problema que venha ocorrer na empresa que você trabalha.

Seu empregador precisa atualizar seus dados todas asa vezes que haver um reajuste salarial ou qualquer coisa do tipo.

Quais são seus direitos trabalhistas?

  • FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, foi criado pelo Governo para que você tenha um dinheiro guardado, totalizando 8% do seu salário e não desconta do seu salário integral.
  • Seguro Desemprego – Caso você fique desempregado, o governo te paga um valor por mês para você até achar um novo emprego.
  • Benefício Previdenciário – São pagamentos feitos pelo INSS para sua aposentadoria, então a partir do momento que você tem uma carteira de trabalho, já consta os anos trabalhados e assim você recebe da Previdência quando você se aposentar.

Veja também: como obter a CNH SOCIAL 2021!

Como funciona a Carteira Digital de Trabalho?

O app da Carteira Digital é super simples de baixar e se ter no celular, você pode ir na sua loja de app, sendo ela Android ou iOS, todas as lojas de app possuem a CTPS digital, clique em baixar e preencha o formulário necessário.

Toda pessoa que possui um CPF já possui a carteira de trabalho, só basta ativar online no app. Ou seja, super fácil para ter a sua e começar a acumular pontos no INSS e FGTS. Você também pode olhar todas as atualizações da sua CTPS em segundos.

O que fazer com a CTPS física ?

Você deve guardar sua CTPS física para que não tenha problemas no futuro com a garantia de trabalho, mesmo que não se use mais hoje em dia, você tem uma garantia em papel de que a Carteira de Trabalho é sua e por isso tem uma segurança a mais.

Afinal, vale a pena ter a Carteira Digital de Trabalho 2021?

SIM! Com toda certeza você deve baixar para acelerar seu processo de emprego, e tendo ela online no seu celular, há mais probabilidades de você conseguir um emprego rapidamente. Os apps de hoje tem o objetivo de nois ajudar e é super seguro e gratuito o download.

Enfim, comente aqui em baixo o que você achou desse artigo e compartilhe com seus amigos e familiares!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.