Cartão SUS – 2ª via, aplicativo online e como solicitar

O cartão SUS vem se modernizando a cada dia e agora ele esta totalmente online com muitas vantagens. Sendo assim, você pode consultar a versão do seu Cartão Nacional de Saúde (CNS) totalmente gratuito através do aplicativo Conecte SUS.

O serviço é bem completo e você ainda pode marcar exames, cirurgias, acompanhar tratamentos de saúde, marcar consultas, obter remédios de graça e muito mais benefícios sem sair de casa. O aplicativo é totalmente grátis e para ter acesso é necessário ter o Cartão SUS.

Afinal, o novo documento possui um número exclusivo e através dele você terá acesse aos benefícios. Ou seja, se você deseja saber tudo sobre continue lendo até o final.

Cartão SUS - 2ª via, aplicativo online e como solicitar

Cartão SUS e Conecte SUS – Entenda

O governo para ter uma base mais sólida de dados da população brasileira esta coletando as informações através do aplicativo Conecte SUS, ou seja, o registro possui alguns dados pessoais e também CPF, RG, número de telefone, e-mail e endereço.

Sendo assim, o Ministério da Saúde esta pedindo para que os cidadãos brasileiros baixem o Aplicativo Conecte SUS e assim registrem a trajetória de quem busca atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Uma outra vantagem é que dentro do aplicativo é possível consultar quando você tomou a 1ª e 2ª dose da vacina, qual o tipo da vacina, o lote e a data de aplicação da vacina. Sendo assim, é possível ter controle sobre todos os dados da vacina que você tomou e as datas com afirmação.

Observação: Não é necessário que você esteja cadastrado no Conecte SUS, basta apenas ir a um posto de vacinação com documento com foto em mãos e solicitar a sua dose. No próprio sistema interno do governo já existem essas informações.

Como obter o cartão SUS

A grande vantagem é que cartão é totalmente gratuito e qualquer cidadão pode solicitar o cartão com processos simples e rápidos. Para você solicitar presencialmente basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (USB) mais próxima a você ou na Secretaria de Saúde do seu município.

Ainda assim, é possível solicitar de maneira totalmente online (veja mais abaixo como solicitar pela internet de graça) o seu Cartão SUS e obter o número de protocolo.

Para você solicitar de maneira presencial basta levar os seguintes documentos em mãos:

  1. CPF
  2. RG
  3. Certidão de nascimento ou certidão de casamento
  4. Comprovante de residência dentro dos 3 últimos meses atualizada

Basta reforçar que o atendimento é gratuito e todos possuem o benefício do governo.

Cartão SUS internet – Online e grátis

Anteriormente conhecido como Meu digiSUS, o aplicativo agora tem o nome de Conecte SUS e possui muito mais benefícios. Você ainda pode acessar através do celular ou do seu computador no site oficial.

Para realizar o seu cadastro basta ter o aplicativo no seu celular e o seu número de CPF ou a Carteira Nacional de Saúde em mãos e inserir as informações solicitadas.

Para você baixar o aplicativo basta seguir o passo a passo simples:

  1. Em primeiro lugar, acesse a sua loja de aplicativos – O app funciona em Android e iOS
  2. Em seguida, procure por Conecte SUS
  3. Baixe oficial do governo e instale no seu celular
  4. Pronto, basta inserir os dados solicitados e se cadastrar

Por último, agora que você já se cadastrou no aplicativo é possível ver todas as doses de vacina, agendar consultas médicas, obter certificado nacional de vacina (veja mais sobre ainda neste artigo).

Cartão SUS digital – Aplicativo

O Aplicativo da saúde ou Conecte SUS, é um aplicativo desenvolvido pelo Governo que tem como objetivo unificar todas as informações e tornar tudo online, e como consequência ter processos mais ágeis que possam ser feitos diretamente do seu celular.

Sendo assim, a grande vantagem do aplicativo é que você não vai mais precisar enfrentar filas gigantes e terá processos e certificados muito mais ágeis.

O aplicativo Conecte SUS ou Cartão SUS Online ainda mostra para você todo o seu histórico na rede pública, desde solicitação de medicamentos, consultas agendada, resultados de exames, ou seja, o aplicativo veio para unificar e você ter acesso na palma da sua mão. O melhor de tudo é que o aplicativo é 100% gratuito.

Saiba mais sobre o Conecte SUS.

Certificado digital de vacinação e imunização

Com a atual situação mundial a União Europeia esta começando a desenvolver um “passaporte de vacina” que será válido em todo os países da união. Afinal, se você já foi vacinado poderá passar pelos processos muito mais tranquilo, sem precisar comprovantes com vários documentos.

Ou seja, hoje em dia alguns lugares só permitem a entrada com o certificado de vacinação em mãos e no futuro só será possível viajar com a comprovação de que você vacinou de fato.

Sendo assim, se você procura ir a um jogo de futebol ou até mesmo sair do país será necessário comprovar de que esta vacinado. A boa notícia é que você pode ter esse certificado na palma da sua mão. Veja como.

Veja aqui outros benefícios do governo.

O próprio aplicativo Conecte SUS Cidadão emite um certificado online assim que você toma a 2ª dose da vacina. O documento é gratuito e é disponível a todos que concluíram 100% da vacinação. Sendo assim, se você precisa apresentar este documento em algum órgão, ele tem total validade.

Por último, basta você se cadastrar no app e baixar o seu certificado de vacinação.

E aí, o que você achou deste artigo? Compartilhe com seus amigos 🙂