13º Salário 2021 – Quando será pago e valor

Todo trabalhador que possui carteira assinada também possui o direito de receber o famoso 13º salário, um salário adicional que vem em uma ótima época do ano. Afinal, além de girar a economia ele também ajuda com dinheiro extra.

Além do final do ano ser uma data festiva (natal e ano novo) é comum também querermos comprar algo com esse dinheiro extra. Seja qual for a sua necessidade, o dinheiro ajuda de qualquer forma e todos amam receber o 13º salário, certo?

Afinal, como estamos chegando perto do final do ano todos se perguntam: Quando será pago e qual valor? Continue lendo este artigo até o final que vamos falar tudo sobre.

13º Salário 2021 - Quando será pago e valor

Fatores que interferem no pagamento do 13º salário

O cálculo do seu 13º salário influenciar por diversos fatores e o seus ganhos podem ter alguns reajustes. Veja o que pode impactar:

  1. Faltas: Caso o trabalhador tenha faltas durante o ano a média de ganho anual irá reduzir, isto porque, você deixou de ir trabalhar alguns dias e isso é descontado;
  2. Comissão: Se você trabalha com comissão o seu salário extra irá variar. Sendo assim, você pode fazer o cálculo de acordo com as comissões recebidas durante o ano e assim faz-se uma média aritmética.
  3. Horas extras: As horas extras trabalhadas durante o dia também acumulam no 13º. Assim como o salário elas devem ser feitos uma média e incluir no pagamento.
  4. Adicionais: Caso você receba adicional de insalubridade, periculosidade ou adicional noturno os valores também são adicionados ao salário pela média.

Afinal, recomendamos que você fique atento aos seus direitos e confira o seu holerite com cuidado e calma. Caso haja alguma divergência, em primeiro lugar converse com a empresa e veja como podem resolver.

Quem tem direito ao salário extra?

Se você se encaixa em algum desses pontos abaixo você possui o direito de receber e pode ficar atento a todas as informações. Confira:

  • Todo e qualquer trabalhador que possua carteira de trabalho assinada, inclusive pensionistas do INSS;
  • Empregos demitidos por justa causa não possuem direito ao 13º, caso a recisão tenha sido feita antes do pagamento;
  • Trabalhadores que foram afastados por acidente de trabalho. Neste caso o empregador deve pagar proporcionalmente o tempo realizar e o INSS deve pagar o restante;
  • Trabalhadores que foram afastados por alguma doença. Vale a mesma regra para trabalhadores de acidente de trabalho.
  • Estagiários não possuem o direito do salário. Porém, algumas empresas resolvem pagar como uma bonificação pelo ano trabalhado.

Veja também benefícios do governo.

Primeira parcela do 13º salário

Em primeiro lugar, você receberá o seu salário extra em 2 partes, primeira e segunda parcela. Isto porque, para o empregador é melhor pagar os funcionários em 2 vezes e diminuir o impacto causado no mês.

Você deve receber a primeira parcela até o dia 30 de novembro e será 50% referente ao seu salário. Atenção, nesta primeira parcela não poderá ser descontado nenhum valor.

Quando será pago a segunda parcela

No entanto, a segunda parcela pode ser paga até o dia 20 de dezembro e caso este dia caia em um feriado ela deverá ser feita no dia útil anterior. Já na 2ª parcela o valor será menor pois terá os descontos:

  • Imposto de renda, até R$1903,98 mensais estão isentos;
  • INSS;
  • Pensão alimentícia, caso haja.

Pandemia e 13º Salário

Se você for afastado da empresa ou teve uma quebra de contrato devido a pandemia no Brasil, infelizmente o seu 13º é reduzido. Isto porque a média de meses que você trabalhou durante o ano foram menores. Ou seja, você não irá contar todos os 12 meses do ano, apenas os trabalhados.

História do “Salário Extra”

Desde 1962 com a lei 4090 foi legalizado que todo trabalhador receba este benefício ao final do ano. Após o passar dos tempos o salário revelou um grande aumento na movimentação da economia, isto porque as pessoas tem uma tendência a gastar mais dinheiro no final do ano.

Afinal, é um benefício e você pode aproveitar e saber de todos os seus benefícios. Esperamos que você aproveite bem este dinheiro e boa sorte 🙂